top of page
História dos Computadores - Anos 70

 

Circuitos Integrados - Mais e Melhores Soluções
 

No princípio dos anos 70 foi introduzido o uso intensivo da tecnologia de circuitos integrados monolíticos. Essa tecnologia condensa muitos circuitos em pequeníssimos « chips» de silício. O primeiro computador com uma memória central inteiramente constituida por tecnologia monolítica, foi o Sistema/370, Modelo 145 da IBM, apresentado em 1971.

A utilização duma tecnologia com grande integração e densidade de memória e de lógica, melhorou consideravelmente a sua velocidade, capacidade e eficiência. Em 1970 também foram introduzidos conceitos e dispositivos que aumentaram consideravelmente a quantidade de dados possíveis de armazenamento, e facilitaram também a sua utilização. Os utilizadores com tarefas complexas, podiam agora trabalhar com milhões ou biliões de caracteres de informação. A programação tornou-se mais adequada às necessidades do utente, em todas as áreas.

Chips de memória

Deste Disco de 3 ¼ polegadas, saíram 109 «chips» de memória de silício, tendo cada um a capacidade de armazenar 64 000 bits de informação. Em 1978, a IBM foi a primeira a produzir em massa estes «chips», para utilização em linhas de produção de computadores.

1º disco magnético flexível

O primeiro disco magnético flexível, ou «diskette», da indústria, foi apresentado pela IBM em 1971. Estes discos flexíveis (floppy disks ) melhoravam consideravelmente o manuseamento dos dados. Hoje em dia são largamente utilizados em pequenos sistemas como meio de armazenamento básico.

Impressora Laser

A impressora laser eletrofotográfica IBM 3800, tem uma velocidade de 20 000 linhas por minuto. As pistas do feixe laser são alteradas milhões de vezes por segundo e são refletidas dum espelho com 18 faces que roda a uma velocidade de 12 00 rotações por minuto.

Investigação

A invenção pela IBM, em 1967, da célula de memória dinâmica – utilizando apenas um transístor por bit de informação – permitiu importantes aumentos na densidade da memória do computador. Esta tecnologia foi mais tarde adotada pela indústria.

Sistema de «design» da IBM

Por intermédio de simulações de funções complexas, em computador, um sistema de «design» da IBM, utilizando vídeos, acelerou o desenvolvimento de circuitos para mais de 100 novos produtos IBM.

IBM 2250

Em 1964 foi apresentada com o Sistema/360, uma máquina que fornecia informações sob a forma de gráficos, cartas e desenhos dinâmicos. Originalmente um instrumento de «design», o IBM 2250 deu a possibilidade aos investigadores de aperfeiçoarem os seus trabalhos no écran, por intermédio do teclado e do lápis luminoso. Entre muitas outras aplicações, o 2250 elaborou mapas relativos à poluição atmosférica nas grandes cidades, como parte dos estudos efetuados com vista ao controlo do «smog» (nevoeiros e fumos).

Fabrico do IBM S/360

A determinação dos pontos onde as centenas de milhares de ligações elétricas deviam ser feitas, foi uma das maneiras de utilizar os computadores IBM já existentes, para automatizar o «design» e fabricação do Sistema/360. Também se aperfeiçoaram dezenas de outras técnicas novas de desenvolvimento e fabricação.

Placa de Memória

Esta é a placa de componentes da memória primária ou «buffer» de alta velocidade introduzida no computador Sistema/360 Modelo 85 da IBM, em 1968. Esta tornava os dados prioritários acessíveis ao processamento em 80 bilionésimos dum segundo – aproximadamente 12 vezes mais rápida do que a memória central de anéis magnéticos.

Programadores do Sistema Operativo S/360

Centenas de programadores da IBM escreveram para cima de 3 milhões de instruções para produzir o sistema operativo/360.O Sistema operativo/360 era um conjunto de programas que permitiam ao computador processar um fluxo contínuo de diferentes tarefas, sem interrupção. Controlava automaticamente as unidades de cálculo, tradução de linguagem de programação, unidades de suporte magnético, programas de controlo e o fluxo de dados, a fim de proporcionar um maior escoamento e rentabilização – ou trabalho produtivo – para os utentes do Sistema/360.

Please reload

Localização:

Contactos:

 

Rua Cidade do Porto, nº 61, 1º

4709-004 Braga

 

Tel:  +351 253691577

Fax: +351 253691576

 

Email: inforap@inforap.pt

© 2017 por Inforap. Todos os direitos reservados.

  • Facebook Social Icon
bottom of page