História dos Computadores - Anos 60 e 70
Tecnologia SLT (Solid logic Technology)
O sistema/360 - primeira grande "família" de computadores
1964-1971
O sistema IBM/360 foi apresentado em 1964. Incorporando a nova tecnologia « SLT », o sistema /360 substituiu as linhas de computadores. Foi a primeira «família» de computadores – dos mais pequenos aos maiores – compatíveis entre si, e utilizando as mesmas instruções de programação. Na maior parte dos casos, as unidades de entrada e saída de dados, suporte magnético e outros equipamentos podiam ser utilizados indiferentemente em qualquer dos processadores centrais. Durante os anos 60, o poder de armazenamento dos computadores aumentou em capacidade e velocidade. As atenções incidiram principalmente sobre os sistemas de « software», concebidos para tornar a utilização do computador mais eficiente e produtiva.

Circuitos SLT
A tecnologia SLT, apresentada pela IBM no Sistema/360, foi a primeira produção em microminiatura automática, de grande volume, de circuitos com semicondutores. Montados em módulos de cerâmica de ½ polegada quadrada, os circuitos SLT eram mais compactos, mais rápidos e necessitavam de menos energia do que a geração anterior de transístores.

Fábrica de SLT’s
A SLT era rápida e eficiente e, devido à automatização das ferramentas básicas IBM, podia ser fabricada em massa nas quantidades requeridas pelo Sistema/360. Estatisticamente, o tempo médio de funcionamento de um módulo SLT, antes de apresentar qualquer deficiência, era de mais de 33 milhões de horas.

Sistema/360 IBM
No primeiro plano destes modelos à escala, encontram-se processadores centrais dos cinco primeiros computadores apresentados como fazendo parte do Sistema/360 IBM em 1964. Em segundo plano, podem-se observar várias unidades de entrada e saída de dados e de suporte magnético, existentes na altura do seu lançamento. Essas unidades podiam ser ligadas indiferentemente entre os vários processadores. As instruções de programação elaboradas para um computador do Sistema/360 serviam para qualquer um outros da mesma família.

Produção de Transístores
A primeira linha totalmente automatizada para a produção de transístores, foi concebida por engenheiros da IBM em Poughkeepsie N.Y, e posta a funcionar em 1960. Nela eram fabricados e ensaiados para cima de 1 800 transístores por hora.

Placa de Circuito impresso
Para formar circuitos, os transístores eram ligados com condensadores, resistências e outros elementos elétricos nas placas de circuitos. No reverso imprimiam-se os circuitos elétricos para melhorar a eficiência e a velocidade de fabricação. As placas de circuito eram depois encaixadas nas fichas e estas interligadas por meio de fios para formar os elementos lógicos e de controlo dos processadores.

Consola do IBM "STRETCH"
A consola de manutenção do «Stretch» da IBM, o computador mais potente da indústria, quando foi lançado no mercado em 1961. O «Stretch» continha 150 000 transístores e estava apto a executar 100 biliões de cálculos por dia. O «Stretch» foi o pioneiro em vários conceitos de sistemas avançados, conhecidos em terminologia da indústria, como «look-ahead», «overlapping» de instruções, verificação e correção de erros de operação de controlo de programas e bytes de 8 bits.

IBM 7090
No início dos anos 60, por meio de técnicas de simulação, a viagem do foguetão Saturno à Lua, foi «voada» milhares de vezes no computador IBM 7090, antes daquela se tornar num voo real. O 7090 totalmente transistorizado executava 229 000 operações por segundo.

Sistema de reservas para linhas aéreas
O sistema de reservas SABRE, para passageiros das linhas aéreas, foi a primeira rede comercial computador/comunicações de alta velocidade, que operou em «tempo real» - executando as transações à medida que estas ocorriam. Foi produzido pela IBM para a Companhia American Airlines, após seis anos de pesquisas conjuntas e entrou em funcionamento em 1962.